O escritório holandês Mecanoo desenvolveu uma proposta para requalificar a zona ferroviária em Dordrecht, cidade mais antiga dos Países Baixos, fundada em 1220. A proposta para Spoorzone Dordrecht apresenta uma visão para a cidade em 2040, explorando possibilidades urbanas de acessibilidade, adaptação climática, desenvolvimentos socioeconômicos e habitação.
Segundo a equipe de projeto, a atual zona ferroviária atua coo barreira na cidade, gerando problemas de ruído e segurança decorrentes do transporte de mercadorias. A nova proposta transforma a ferrovia em um destino que conecta bairros existentes com novas áreas verdes. "A proposta se baseia na beleza da cidade mais antiga da Holanda, na natureza do Delta holandês, mas também em elementos brutos como infraestrutura, ferrovias e indústria."
O projeto prevê a transformação da rodovia em um parque urbano conectado ao centro da cidade, fazendo da Estação de Central de Dordrecht a mais verde do país.
Dordrecht será conhecida como uma cidade da madeira, do comércio e da inovação, a simbiose entre natureza e desenvolvimento urbano, água, eventos, esportes, ciclismo e caminhada. Uma cidade que mostra como podemos resolver os grandes desafios do nosso tempo. Spoorzone Dordrecht será o princípio orientador do desenvolvimento da cidade nos próximos anos.
Via Mecanoo